Será que estamos apreciando Katy Perry o suficiente? Essa é uma pergunta estranha para se fazer em janeiro de 2015, quando Katy Perry é uma estrela maciça pop, aquela que é, mais uma vez indicada ao Grammy e lota arenas. Ela está prestes a ser a atração principal do show de intervalo do Super Bowl, a maior plataforma musical no mundo. Ela está em toda parte, e que onipresença nem sempre equivale a admiração. Mas o sucesso de seu álbum mais recente, PRISM, implora para ser respeitado, mesmo por aqueles que nunca se consideram KatyCats. Estamos chegando ao fim do prazo de Perry promover seu terceiro álbum da Capitol Records, Prism, que foi lançado em outubro de 2013: na sequência do Super Bowl, show do intervalo no dia 01 de fevereiro, Perry irá realizar a etapa final de sua turnê Prismatic na Europa, encerrando a jornada em 22 de março. Pode haver um outro single do álbum, o quinto single “This Is How We Do”, entrou no Top 40 no início de setembro, mas é mais provável que Perry está jogando finalizando o Prism e está pronta para terminar este capítulo após um ciclo de 18 meses de duração. Prism será lembrado por gerar precisamente dois grande hits, “Roar” e “Dark Horse”, mas em uma série de maneiras, a mais recente campanha do Perry tem sido tão impressionante como o recorde que ela tomou com seu segundo álbum de 2010 do Teenage Dream. De certa forma, ela superou a marca imponente. Teenage Dream é famoso por se tornar-se o primeiro álbum desde Michael Jackson em 1987 a marcar cinco singles no #1 na Billboard Hot 100 chart; nenhum álbum com exceção a esses dois ganhou essa honra. Após o sucesso de singles como “I Kissed a Girl” e “Hot N Cold” de seu debut 2008 com One of the Boys, Perry desencadeou a música do verão de 2010 com “California Gurls”, em seguida, bateu mais records com “Teenage Dream, ” Firework “, “ ET ” e “Last Friday Night (T.G.I.F.).” Foi uma corrida inacreditável que deu a Perry a indicação de álbum do ano no Grammy; gerou um documentário, Katy Perry: Part of Me; garantido uma edição de luxo que produziu mais dois hits, “Part of Me” e “Wide Awake”; e para todos os efeitos, Perry virou um superstar. Como fez Perry para chegar ao topo nessa corrida comercial? Ela não o fez. Ninguém poderia ter. Mais uma vez, Teenage Dream é apenas o segundo álbum a produzir cinco # 1 Hot 100; é essencialmente uma conquista de “uma vez em um vida”. Com isso em mente, Prism chegou muito mais perto de duplicar esse sucesso de Katy (ou alguém) poderia ter esperado.
Considere o desempenho gráfico do PRISM de cinco singles:
“Roar”: No. 1 pico (duas semanas)
“Incondicionalmente”: No. 14 de pico
“Dark Horse”: No. 1 pico (quatro semanas)
“Aniversário”: No. 17 de pico
“This Is How We Do”: No. 24 de pico
Houve um total de quatro top 20 hits, e duas canções líderes das paradas: “Roar”, o primeiro single, e “Dark Horse”, o excêntrico hino pop . No meio, a balada austera “Unconditionally” alcançou a posição No. 14, a pista de dança saltitava ao som de “Birthday” que liderou No. 17, e “This Is How We Do” chegou ao número #24 na parada no outono passado. Este último tornou-se o primeiro single adequado de Perry em quase cinco anos para perder o top 20 da Hot 100 chart (o single promocional “Walking On Air” também alcançou o No. 34 na Billboard Hot 100, mas nunca foi lançado oficialmente para rádio). Então, Prism pode não dominar o universo pop bastante como Teenage Dream fez – mas é realmente justo comparar a carreira de definição nas paradas? Uma vez que o gráfico de execução de Teenage Dream tem sido contrastada com a de Bad, álbum de Jackson, vamos equacionar Prism com Bad do MJ, 1991 é perigoso. Abrangidos por Gary e pela Billboard chart, em outubro de 2013, aqui está como singles o ‘Dangerous’ de Jackson realizado no Hot 100:
“Black or White”: No. 1 pico (sete semanas)
“Remember the Time”: No. 3 pico
“In the Closet”: No. 6 de pico
“Jam”: No. 26 de pico
“Heal the World”: No. 27 de pico
“Who Is It”: No. 14 de pico
“Will You Be There”: No. 7 de pico
É uma corrida surpreendentemente semelhante ao do mais recente álbum de Perry: sete semanas no total no No. 1 para singles com Dangerous contra seis para Prism, mas não significa que definem sucessos (“In the Closet” de Jackson é equivalente a “Birthday” de Perry, “Will You Be There” seu “Unconditionally”), e um par erros relativos que não poderia rachar o top 20. É de considerar que Perry seguiu trajetória comercial de Michael Jackson em vários álbuns agora incompreensível – no Teenage Dream, e se não muito enorme sucesso de Prism. Como Gary também observou, Prism foi adequado para o radio menos que o Dangerous de Jackson, que saltou de Bad em uma multidão de novos formatos ousados. Por outro lado, Perry teve seu maior hit de Prism com “Dark Horse”, uma de suas músicas mais estranhas musicalmente até à data e com colaboração de Juicy J que não foi inicialmente planejado. A canção passou 57 semanas no Hot 100 chart, um número de apenas 22 canções na história da música a ter atingido essa marca; Enquanto isso, o vídeo da música “Dark Horse” é agora de vídeo mais visto de sempre no YouTube de Perry, superando “Firework”, que ganhou como vídeo do ano em 2011 no MTV VMAs, por cerca de 250 milhões de visualizações. “Firework” já vendeu 6,8 milhões de downloads em comparação com 5,8 milhões de “Dark Horse”, de acordo com a Nielsen Music, mas o fato de que “Dark Horse” chegou próximo à distância do single mais vendido de Teenage Dream deve contar como um ganho para Team Perry. Para a Capitol Records, era tudo sobre a configuração das expectativas adequadas com Prism – se aceitarmos o fato de que ele nunca ia derrubar o sucesso de Teenage Dream, é mais fácil para se sentir vitorioso sobre a obtenção de um pouco perto os números desse álbum. “Nós não pensamos que poderíamos repetir Teenage Dream, mas isso é como dizer, ‘Eu vou pintar outro Picasso”, diz Greg Thompson, vice-presidente executivo da Capitol Music Group, da Prism. “O interessante é que se você olhar para Prism em comparação com Teenage Dream após o primeiro ano de cada álbum, Prism foi muito bem em linha com as vendas de Teenage Dream [de 1,5 milhões vs. 1,7 milhões de cada título nas primeiras 52 semanas, de acordo com a Nielsen Música ]. Tendo em conta que o mercado está em baixo e ainda Prism teria vendido o essencialmente, bem como Teenage Dream nesse período diz algo sobre a evolução de Katy como artista e suas habilidades para vender álbuns. ” A diferença de vendas entre os dois álbuns é um pouco mais ampla: 1,6 milhões vendidos por Prism em comparação com 2,9 milhões de Teenage Dream, de acordo com a Nielsen Music. As vendas do álbum estão caindo em toda a linha, é claro, e como Thompson observou, Prism está prestes a receber seu maior pico na televisão ainda no Super Bowl. No ano passado, as vendas de álbuns do Bruno Mars dispararam depois de sua performance no intervalo, com o seu álbum mais recente, Unorthodox Jukebox, marcando um pequeno aumento de 92% na semana seguinte ao show de Super Bowl. A partir de um ponto de vista estritamente monetária, atual turnê de Perry é maciçamente superior a sua anterior. De acordo com a Billboard Boxscore, 105 datas da turnê Prismatic arrecadaram $ 146,000,000, com 1,37 milhões de KatyCats no publico. Compare isso com 105 datas da turnê California Dreams, ocorrida internacionalmente de apoio com o Teenage Dream, que arrecadou 52 milhões dólares, com a participação de 1,08 milhões. Concedido, que bruto é inflado graças aos preços dos bilhetes mais pesados … mas o que quer que as médias foram para garantir que soma, esse extra de 94 milhões de dólares mais do que compensa a diferença de vendas de álbuns entre Teenage Dream e Prism. Em meio século, é pouco provável que meu neto ainda na altura do meu joelho diga “Eu me lembro quando Prism de Katy Perry foi o assunto da cidade!” Prism não é uma versão pop de época, especialmente quando se lembra das reivindicações de apropriação cultural, o vídeo “Birthday” e o arrependido remix com Riff Raff que foram incluídos em seu ciclo promocional. Mas esse é o ponto: mesmo uma versão defeituosa Katy Perry tem sido intimidadora, mais uma vitória confortável. Perry mais uma vez deu um tapa nas estratosferas comerciais que outros artistas matariam para alcançar, e quando ela subir ao palco no Super Bowl no próximo mês, ela vai ter motivos de sobra para rugir.
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